top of page
Search
  • Writer's pictureAureo Lustosa Guerios

Quatro razões para ler 'Um Estranho no Ninho' de Ken Kesey


"Um Estranho no Ninho" (One Flew Over the Cuckoo’s Nest) é um romance icônico escrito por Ken Kesey, publicado em 1962. A história se desenrola em um hospital psiquiátrico, onde o rebelde Randle P. McMurphy finge insanidade para escapar de sua sentença na prisão. O protagonista logo entra em conflito com a rígida enfermeira Ratched, que mantém uma ordem autoritária sobre os pacientes, os sufocando em uma rotina monótona e empobrecendo suas vidas.  O romance aborda temas profundos como a opressão institucional, a luta pela individualidade, a importância da liberdade e a natureza da insanidade. McMurphy emerge como um símbolo de rebeldia e vitalidade contra a tirania burocrática, tornando-se um catalisador para os pacientes explorarem sua própria humanidade.  Através de uma narrativa poderosa e personagens complexos, Kesey critica a desumanização que ocorre nas instituições mentais e a manipulação das mentes vulneráveis. "Um Estranho no Ninho" é uma crítica à sociedade conformista e uma reflexão sobre a luta entre a individualidade e o controle. Seu impacto perdura, servindo como um espelho das tensões sociais e como uma inspiração para desafiar normas e buscar a autenticidade.

1) Uma obra-prima do século XX

One Flew Over the Cuckoo's Nest (Um Estranho no Ninho) é um dos grandes romances do século XX, eleito pelo Times na lista 100 Best English-language Novels. Publicado por Ken Kesey em 1962, a obra aborda temas como liberdade e conformidade social através da interação dos pacientes de um hospital psiquiátrico. A obra questiona as noções tradicionais de normalidade e insanidade, explorando a importância da identidade pessoal e da resistência à opressão.

2) Uma tragicomédia

One Flew Over the Cuckoo's Nest nos apresenta uma história vívida narrada por um paciente paranóico que finge ser surdo e mudo. Suas percepções e os acontecimentos do hospital são muitas vezes hilários, mas, também, ocasionalmente tristes. O livro nos presenteia uma combinação habilidosa de humor, tragédia e suspense, que mantém os leitores engajados do início ao fim.

3) Clássico até no Cinema

Após ser adaptado para o cinema em 1975, Um Estranho no Ninho tornou-se rapidamente em um clássico da sétima arte. A brilhante interpretação de Jack Nicholson e a representação do sistema opressivo de saúde mental conquistaram o público e a crítica. O sucesso foi tamanho que, além de inúmeros Globos de Ouro, o filme venceu os cinco principais Oscars - melhor filme, diretor, roteiro, ator e atriz. Isto só havia acontecido antes em 1934 e só seria repetido com O Silêncio dos Inocentes em 1991.


4) O legado de Ken Kesey

One Flew Over the Cuckoo's Nest teve um impacto duradouro, não só em como os hospitais psiquiátricos são percebidos pela sociedade, mas até mesmo em como eles são organizados. O romance foi publicado durante os anos de formação do Movimento Antimanicomial, empreitada que revolucionaria as práticas médicas relacionadas às doenças mentais. O sucesso de uma obra profunda e bem-humorada sobre o abuso e desumanização dos pacientes contribuiu para o debate público e, ao defender tratamentos humanos e compassivos, gerou mudanças significativas nas políticas de saúde mental nos Estados Unidos.

Em Agosto de 2023, leremos One Flew Over the Cuckoo's Nest, de Ken Kesey, no curso Novels Advanced do A Book a Month. Venha ler em inglês com a gente!


One Flew Over the Cuckoo's Nest, de Ken Kesey: Uma obra-prima da literatura estadunidense que nos leva a um hospital psiquiátrico. Um livro hilário e comovente. Convenience Store Woman, de Sayaka Murata: Uma narrativa sensível e perspicaz sobre uma mulher neurodivergente e sua adorada loja de conveniência. Uma premiada obra contemporânea da escritora japonesa Sayaka Murata.  Klara and the Sun, de Kazuo Ishiguro: Uma inteligência artificial procura entender os seres-humanos no livro mais recente do ganhador do prêmio Nobel, Kazuo Ishiguro. Uma trama intrigante e filosófica que você não vai conseguir parar de ler.  Flush, de Virginia Woolf: Virginia Woolf é famosa por suas obras densas e exigentes. Mas em “Flush”, encontramos uma faceta diferente da autora que nos conduz em uma narrativa divertida (e brilhante!) sobre a vida de um cachorro.  The Guide, de R.K. Narayan: Narayan é considerado um dos maiores autores indianos de todos os tempos. Escrito diretamente em inglês, “The Guide” nos presenteia com uma história deliciosamente cômica sobre um charlatão que se passa por um líder espiritual. Uma combinação perfeita entre espiritualidade e sátira social. No curso Novels Advanced, você vai explorar estas obras profundas e instigantes enquanto aprimora suas habilidades linguísticas. Join the A Book a Month's team!
As leituras do Novels Advanced até Dezembro de 2023. São grandes obras clássicas e contemporâneas do mundo todo!

10 views0 comments

Recent Posts

See All

Kafka

コメント


bottom of page