Sayaka Murata é uma renomada escritora japonesa que se tornou uma voz influente na literatura contemporânea. Nascida em 1979, a autora estudou Estudos Literários e História da Arte na Universidade de Tamagawa. Embora escreva desde a infância, Murata começou a publicar em 2003, ano em que já conquistou seu primeiro concurso literário. Desde então, ela recebeu diversos prêmios, incluindo os prestigiosos prêmios Mishima e Akutagawa, e também foi eleita “A Mulher do Ano”pela Vogue Japão.
Um mundo sem emoções? A obra mais conhecida de Sayaka Murata foi publicada em 2016 e se chama Konbini Ningen, traduzida como Convenience Store Woman nos EUA e Querida Konbini no Brasil. O livro trata de uma mulher neurodivergente, que tem dificuldade em assimilar as emoções dos outros e trabalha em uma loja de conveniências. Embora sinta-se realizada, a personagem tem que lidar com as pressões da sociedade japonesa que espera que ela se encaixe em padrões pré-estabelecidos. O humor sutil da narrativa revela como coisas que fazemos diariamente podem parecer absurdas e irracionais.
Quebrando tabus
Murata explora as diferentes facetas do não-conformismo em suas obras, especialmente em relação aos papeis de gênero, maternidade e sexualidade. Seus romances abordam temas como neurodivergência, assexualidade, ou celibato voluntário no casamento. A heroína de Convenience Store Woman, por exemplo, não consegue entender as emoções dos outros, enquanto a de Earthlings (2020) acredita ser um extraterrestre incapaz de compreender seres-humanos. Murata afirma que explorar diferentes tabus lhe ajudam a desvendar "a verdade genuína das coisas".
Distopias climáticas
Algumas das obras da autora também especulam sobre como as mudanças climáticas podem resultar em um futuro distópico. É o caso do conto Survival, em que chuvas torrenciais constantes aniquilam a vida no planeta, com excessão de humanos, gatos e baratas. Já em The Birth Murder, a população é controlada através de um sistema em que mulherem que tenham dez filhos passam a ter o direito de matar uma pessoa à sua escolha. A combinação de ficção científica e temas climáticos tem sido uma tendência da literatura contemporânea batizada de Cli-Fi.
Em Setembro, leremos Convenience Store Woman, de Sayaka Murata, no curso Novels Advanced do A Book a Month! Participe e descubra esta obra fascinante!
Comentários