Truman Capote foi um importante jornalista estadunidense - trabalhando para a New Yorker desde os 17 anos - e uma figura central da literatura do século XX. Um jornalista respeitado, Capote cobriu uma ampla gama de tópicos, de moda a política, e entrevistou diversas personalidades famosas da época. No entanto, a vida de Capote também foi marcada por desafios pessoais resultantes de seu estilo de vida extravagante e sua dependência de entorpecentes.
O sucesso cinematográfico
Breakfast at Tiffany's (1958) é uma das obras mais famosas de Capote. A obra narra a história de uma mulher excêntrica, mas encantadora, que busca uma vida glamorosa na Nova York dos anos 1940. Adaptado para o cinema em 1961 e estrelado por Audrey Hepburn, o filme homônimo solidificou o status de Capote como um dos grandes escritores de sua geração.
Uma revolução no romance policial
No entanto, o maior trunfo de sua carreira foi a publicação de In Cold Blood, em 1965. O livro narra um assassinato brutal e é inteiramente elaborado com fatos reais. Por misturar técnicas jornalísticas e elementos novelísticos, a obra foi um dos primeiros exemplos do novo gênero da literatura não-ficcional. A abordagem pioneira seria adotada fervorosamente pelo New Journalism dos anos 1960, além de causar uma revolução na escrita de romances policiais. A obra se tornou um best-seller.
A amizade com Harper Lee
Além de suas realizações literárias, Capote foi conhecido por sua amizade com a escritora Harper Lee, a autora do genial To Kill a Mockingbird (1960). Os dois eram amigos de infância e mantiveram uma relação próxima ao longo de suas vidas. A amizade exerceu uma influência significativa em suas carreiras, Lee até mesmo o ajudou a conduzir as entrevistas e anotações que seriam usadas por ele para escrever In Cold Blood.
Truman Capote é um dos autores que adoramos aqui no A Book a Month! Nós leremos Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's) no curso Novels Intermediate esse semestre. Venha praticar inglês através desta obra-prima do século XX!
Comentarios