top of page
Search
  • Writer's pictureAna Carolina Torquato

Conheça J. D. Salinger, um mestre da literatura!


Imagem de J. D. Salinger, grande contista e autor de O Apanhador no Campo de Centei, uma obra extremamente influente.

J. D. Salinger (1919-2010) foi um dos mais renomados escritores estadunidenses do período pós-guerra. Seu romance de maior reconhecimento é The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio, 1951).


Apesar de sua obra mais conhecida ser um romance, a carreira J. D. Salinger foi marcada pela escrita extensiva de contos. O autor publicou inúmeras estórias na revista The New Yorker.


Em 1942, Salinger foi convocado pelo exército para lutar na Segunda Guerra Mundial. Na Europa, conheceu Ernest Hemingway, que ficou fascinado por sua escrita e declarou: "Jesus, he has a helluva talent."


No período pós-guerra, Salinger participou de iniciativas de "Desnazificação" que buscavam eliminar resquícios da ideologia nazista das mídias da Alemanha e da Áustria.

 "The Catcher in the Rye" é uma obra de J. D. Salinger, originalmente publicada parcialmente em formato de série entre 1945 e 1946, e posteriormente como romance em 1951. Inicialmente destinado a um público adulto, este romance clássico conquistou grande popularidade entre os leitores adolescentes, devido aos seus temas de angústia, alienação e crítica à superficialidade da sociedade. Ao longo dos anos, tem sido traduzido para quase todos os principais idiomas do mundo.  Atingindo vendas anuais de cerca de um milhão de cópias e ultrapassando a marca de 65 milhões de livros vendidos no total, a história tem como protagonista Holden Caulfield, que se tornou um ícone da rebeldia adolescente. Além disso, o romance explora questões complexas relacionadas à inocência, identidade, pertencimento, perda e conexões interpessoais.

Em 1951, Salinger publicou O Apanhador no Campo de Centeio. A obra recebeu uma recepção ambígua por parte da crítica, sendo ao mesmo tempo elogiada pela prosa experimental e criticada pela linguagem considerada obscena. A controvérsia se agravou após O Apanhador no Campo de Centeio ter sido associadoa duas tentativas de homicídio. Mark Chapman, o assassino de John Lennon, ficara obcecado pela obra, chamando-a de "um livro extraordinário com muitas respostas".


Após tais eventos, o interesse da mídia e do cinema pela obra de Salinger cresceu exponencialmente. No entanto, no auge de sua carreira, J. D. Salinger gradualmente se retirou da vida pública e passou a escrever cada vez menos.


J. D. Salinger é um dos autores que integram o curso de Short Stories do A Book a Month! Seus contos Down at the Dinghy e Uncle Wiggily in Connecticut serão discutidos em Setembro de 2023. Não perca a chance de aprender literatura e praticar conversação em inglês!



Anton Chekov: considerado um dos grandes mestres da escrita breve, Chekhov capturou a complexidade humana através de contos introspectivos. Margaret Atwood: os contos da renomada autora de “The Handmaid 's Tale” são famosos pela criatividade e experimentação. J. D. Salinger: um contista extraordinário. Suas narrativas delicadas estão entre as leituras fundamentais da literatura estadunidense. Toni Morrison: vencedora do Nobel. É famosa por abordar questões de raça de modo sensível. D. H. Lawrence: um dos grandes autores modernistas, cujos contos são muito elogiados. Lu Xun: as aventuras de um paciente psiquiátrico servem de pretexto para discutir opressão em um conto revolucionário. F. Scott Fitzgerald: o autor de “The Great Gatsby” escreveu contos celebrados por seu lirismo, mas também explorou o fantástico em histórias como “The Curious Case of Benjamin Button”. Chimamanda N. Adichie: uma das maiores vozes da literatura contemporânea, seus contos são uma celebração da diversidade humana. Franz Kafka: um titã da literatura que dispensa apresentação. Seus textos revolucionaram a escrita do século XX. Octavia Butler: a autora destacou-se na escrita de Ficção Científica pela forma inovadora de explorar questões raciais e sociais.
As autoras e autores que leremos no curso Short Stories!

36 views0 comments

Recent Posts

See All

Kafka

Comentários


bottom of page